fbpx

Como organizar a rotina dos seus filhos durante o isolamento social?

Sem dúvida, tem sido um grande desafio para muitas famílias conciliar trabalho, estudos e brincadeiras com os filhos durante este período de quarentena, pois com um espaço limitado para as tarefas diárias, as dificuldades são ainda maiores. Desta forma, listamos alguns passos para estabelecer uma rotina diária para ser possível adaptar suas demandas de casa ou trabalho com seus filhos.

1º Passo: Horário para acordar

É importante deixar claro com seus filhos que quarentena não é sinônimo de férias, defina um horário de dormir e de acordar de segunda a sexta-feira e um horário especial aos finais de semana. Lembre-se que uma boa noite de sono é primordial para a sua saúde e de seus filhos.

2º Passo: Horário para refeições

As refeições também precisam de horários determinados, como: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Faça essa pausa com os seus filhos e aproveite este tempo para conversar e saborear os alimentos com calma.

3º Passo: Trabalho

A rotina para o trabalho, seja home office ou não, deve ser conversada com os filhos, para que eles entendam a importância desse tempo que você precisa para desempenhar suas funções, caso consiga, compartilhe o tempo com seus filhos e com seu marido ou esposa. Caso não tenha ninguém para ajudar, em alguns momentos a criança vai precisar brincar sozinha (a não ser que tenha um irmão, por exemplo). Portanto, é importante oferecer brinquedos que não exigem a companhia de outras pessoas. Alguns exemplos são quebra-cabeças e jogos de Lego, que exigem tempo e dedicação. Se a criança for muito pequena, isso não significa que deva deixá-la sem vigilância durante essas atividades. Enquanto está executando outra tarefa, coloque-o sempre ao seu lado para brincar sozinho e prometa que mais tarde vocês passarão um tempo juntos.

4º Passo: Estudos x Brinquedos

Estabeleça um horário do dia para os estudos dos seus filhos e um horário para os brinquedos. Mesmo que o seu filho tenha adquirido autonomia, ele ainda precisará do seu olhar em relação às atividades da escola. Por isso, sempre reserve um horário para observar o que foi feito e ajudá-lo a se preparar para as próximas aulas. Procure também manter um diálogo aberto com a escola para trocar informações sobre a evolução da criança.

5º Passo: Estimule a criatividade

Para que os pequenos não fiquem o dia todo na televisão, videogame ou celular, incentive o desenho, a pintura ou o uso de massinhas. Atividades manuais são muito bem-vindas também.

6ª Passo: Descanse a mente

Reserve um tempo do dia para brincar com os seus filhos, faça uma noite de jogos, filmes ou até leitura. É fundamental esse período para aproveitar ao máximo a companhia de sua família.

7ª Passo: Tarefas Domésticas

Incentive a colaboração de todos nesse momento, seja para guardar os brinquedos, arrumar a sala ou até arrumar a mesa para o almoço. Faça um cronograma com as atividades diárias e peça a ajuda de todos da sua casa.

8ª Passo: Atividades Físicas

Ficar em casa não é desculpa para não praticar exercícios físicos, busque na internet aulas on-line e separe um tempo do seu dia para se exercitar. Faça o mesmo com os seus filhos, além de uma prática saudável, é uma boa forma de manter a atenção deles e descontraí-los neste período.

 

FAÇA AULAS ONLINE NA ELC

Entre em contato com a nossa equipe para saber mais: (19) 3405-4582 | (19) 99187-1327

Horário de Funcionamento da Secretaria: 7h às 12h e das 14h às 18h (Atendimento presencial somente por agendamento).

Facebook: englishamericana

Instagram: @elcamericana

2010 - 2014 © English Learning Center. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Nogueira Comunicações